segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Polícia prende acusado de ter planejado chacina em João Pessoa


cc458606cc60f491dce0f25c0af08e3b.jpg
Acusado foi apresentado nesta segunda pelos delegados responsáveis pelo inquérito
Foto: Edvaldo Malaquias/ Divulgação

Vanessa Silva Do NE10/ Paraíba
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (17), a Polícia Civil da Paraíba apresentou o acusado de ter comandado o grupo que praticou uma chacina no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, há cerca de 10 dias. Marcondes Cavalcante Martins, de 41 anos, conhecido como ‘Marcone maqueiro’, foi preso por uma equipe operacional da Delegacia de Crimes contra a Pessoa (DCCPes) de João Pessoa que cumpriu um mandado de prisão temporária expedido pelo 2º Tribunal do Júri.

O "maqueiro" é acusado de ter assassinado quatro pessoas na noite do dia 8 de setembro, durante uma seresta realizada em um bar no bairro de Cruz das Armas, Zona Oeste da capital. Durante a entrevista coletiva, a polícia explicou que a prisão aconteceu no último sábado (15), próximo à casa do acusado, que fica no mesmo bairro onde ocorreu o crime.

Quando os policiais chegaram à casa de Marcondes, prenderam também o irmão dele, Marcos Antônio Cavalcante Martins, o ‘Marquinhos de Julião’, que é acusado pelos mesmos crimes do outro. Marcos estava foragido da Penitenciária Média de Mangabeira. Ainda segundo a polícia, ambos têm envolvimento com tráfico de drogas e são bastante temidos pela população do bairro de Cruz das Armas.

Os delegados Everaldo Medeiros - titular da DCCPes -, Júlia Waleska Félix e Ana Carolina Adissi, responsáveis pelo inquérito, contaram que ao todo foram ouvidas 17 pessoas, entre testemunhas oculares, presenciais e parentes. Quase todas apontaram os irmãos como autores dos quatro homicídios.

De acordo com os depoimentos, a polícia pôde concluir que a motivação dos crimes teria sisdo uma vingança em relação a outro homicídio ocorrido no dia 21 de janeiro de 2012, cuja vítima foi Ricardo Fernando dos Santos, parceiro de Marcondes e Marquinhos no tráfico e em outros crimes.

Os delegados informaram, ainda, que as equipes da DCCPes continuam em diligência, já que nos próximos 20 dias - prazo que a Polícia Civil tem para fechar o inquérito, podem surgir fatos novos. Eles ressaltaram, inclusive, que contam com a ajuda da população através das denúncias que podem ser feitas por meio do 197 (Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social).

CHACINA – Os quatro homicídios, que ficaram conhecidos como a ‘Chacina de Cruz das Armas’, ocorreram no último dia 8, na rua Nely Lins, em um bar chamado Moquim. Segundo testemunhas, homens armados invadiram o local. Tiveram morte imediata Luiz Henrique Guedes Falcão, de 21 anos, Ivanildo da Silva Santos, 19, e Edvaldo Celestino da Silva, de 35 anos. No Hospital de Trauma, morreu Francileide Medeiros Lira, 38. Já uma quinta vítima que estava no local e também foi atingida por disparos conseguiu sobreviver. Na semana passada, a polícia prendeu uma mulher que confessou ter participado do crime. A partir daí, foi possível localizar os outros integrantes da quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário